1. OBJETIVO
Orientar os clientes Brascola quanto aos procedimentos necessários para a devolução de produtos que não estejam de acordo, sejam quais forem os motivos:
– Avarias
– Mercadorias Divergentes
– Produtos Fora do Especificado
– Quantidades Incorretas ou Itens Faltantes
– Produtos Vencidos
O cumprimento do procedimento abaixo agiliza o processo de avaliação, devolução e substituição dos produtos. Além de reduzir retrabalhos e correções tanto por parte do cliente quanto da Brascola.
2. RECEBIMENTO DOS VOLUMES
É imprescindível que o cliente confira rigorosamente os volumes entregues pela transportadora, ainda na presença do motorista/entregador.
Caso haja alguma dúvida, o cliente deve imediatamente entrar em contato com a Brascola.
2.2.AVARIAS
A Brascola entrega, à Transportadora, produtos em perfeitas condições de conservação. Ao observar qualquer tipo de avaria nas embalagens no ato da coleta, a Transportadora comunica imediatamente ao responsável da Brascola, para que faça a substituição do produto.
Caso o cliente, durante o recebimento e conferência do produto entregue pela Transportadora, constate avarias nas embalagens, sejam elas total ou parcial, deve:
a) Comunicar imediatamente o entregador/transportadora sobre a avaria;
b) Fazer ressalva no conhecimento de transporte e nota fiscal, mencionando o motivo da devolução e o nome legível do responsável pela ressalva;
c) Entrar em contato com a Brascola, registrar seu atendimento e, assim, receber as instruções necessárias para realizar o procedimento.
2.3.MERCADORIA DIVERGENTE, QUANTIDADE INCORRETA OU ITEM FALTANTE
Neste caso, o cliente deve proceder da seguinte forma:
a) Comunicar imediatamente o entregador/transportadora;
b) Entrar em contato com a Brascola, registrar seu atendimento e, assim, receber as instruções necessárias para realizar o procedimento.
2.4.PRODUTO FORA DO ESPECIFICADO
Caso seja constatado desvio de especificação do produto no momento do uso, o cliente deve imediatamente entrar em contato com a Brascola e registrar seu atendimento.
Para isso, deve ter em mãos: a descrição do produto com possível desvio, o número do lote do produto, o número da Nota Fiscal e a quantidade de produtos.
Em alguns casos mais específicos, o Assistente Técnico pode solicitar fotos para melhor visualização do desvio.
A Brascola retém amostra dos lotes fabricados de todos os produtos. Quando o cliente comunica o desvio, o Controle de Qualidade realiza uma nova análise da amostra retida, buscando constatar o desvio descrito pelo cliente. Quando o problema não é constatado, o Assistente Técnico pode solicitar a devolução do produto em poder do cliente para avaliação e posterior definição da sua procedência.
2.5.PRODUTO VENCIDO
Os produtos com 06 (seis) meses de validade são retirados do estoque 45 (quarenta e cinco) dias antes de vencer. Os demais produtos são retirados do estoque 90 (noventa) dias antes de vencer. Essa gestão de estoque é realizada para evitar que produtos vencidos sejam entregues ao cliente.
Entretanto, caso ocorra do cliente, no ato do recebimento, constatar que o produto recebido está vencido ou muito próximo do vencimento, deve:
a) Entrar em contato com a Brascola, registrar seu atendimento e, assim, receber as instruções necessárias para realizar o procedimento.
Para contatar a Brascola, ligue 0800 724 1727